domingo, 7 de novembro de 2010

Leitura, texto e sentido

Concepção de leitura

  • A importância da leitura e a necessidade de se cultivar o hábito da leitura e o papel da escola na formação de leitores competentes.
  • O que é ler? Para que ler? Como ler?
Foco no autor
  • A concepção de língua como representação do pensamento do sujeito individual.
  • O texto como um produto do pensamento. 
  • As concepções de leitura: atividade de captação das idéias do autor. 
  • Não levam em conta as experiências e conhecimento do leitor.
  • A interação autor-texto leitor com o objetivo socio-cognitivo-interacionalmente. 
  • O reconhecimento das intenções do autor.
Foco no texto
  • A concepção de língua como código como um instrumento de comunicação.
  • O texto como produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte.
  • A leitura é uma atividade que exige do leitor foco no texto para reconhecimento do sentido das palavras e estrutura dos textos.
Foco na interação autor-leitor-texto
  • A concepção interacional dialógica da língua, os sujeitos como atores construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto.
  • O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito.
  • A leitura é uma atividade interativa alatamente complexa de produção de sentidos.   

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