- A importância da leitura e a necessidade de se cultivar o hábito da leitura e o papel da escola na formação de leitores competentes.
- O que é ler? Para que ler? Como ler?
- A concepção de língua como representação do pensamento do sujeito individual.
- O texto como um produto do pensamento.
- As concepções de leitura: atividade de captação das idéias do autor.
- Não levam em conta as experiências e conhecimento do leitor.
- A interação autor-texto leitor com o objetivo socio-cognitivo-interacionalmente.
- O reconhecimento das intenções do autor.
Foco no texto
- A concepção de língua como código como um instrumento de comunicação.
- O texto como produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte.
- A leitura é uma atividade que exige do leitor foco no texto para reconhecimento do sentido das palavras e estrutura dos textos.
- A concepção interacional dialógica da língua, os sujeitos como atores construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto.
- O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito.
- A leitura é uma atividade interativa alatamente complexa de produção de sentidos.
Síntese bastante objetiva...
ResponderExcluir